Netiqueta: Sua Imagem Virtual

O termo foi convencionado para referenciar a etiqueta da internet. E alguns consideram um neologismo, mas o fato é que tem ocupado cada vez mais espaço no universo da imagem e comunicação virtual. O termo é resultado da fusão de duas palavras: net do inglês que significa rede e etiqueta – Conjunto de normas que regem os aspectos da conduta social.

A Netiqueta tem como finalidade pautar algumas recomendações que possam evitar mal-entendidos e comprometimentos maiores por descuidos no ambiente virtual. Frequentemente, visualiza-se, gafes que geram comprometimentos maiores, pela falta de cuidado na comunicação por e-mails, chats, listas de discussão, blogs, além de outros.

Outro propósito da Netiqueta é alertar sobre as questões da ética na internet, como por exemplo: a utilização de textos ou citação de terceiros, sem que seja mencionada a origem e autoria do conteúdo. Há relatos de pessoas que foram dispensadas do trabalho e perderam amizades devido a divulgação de imagens e comentários comprometedores divulgados, indevidamente, na internet.

Dentre as normas de conduta online, podemos destacar algumas regras básicas de convivência no universo virtual:

Lembre-se que é sua imagem virtual que está em jogo.

Waleska Farias

Waleska Farias
Consultora de carreira e imagem


TREINAMENTOS RELACIONADOS


QUAL A SUA
NECESSIDADE?