Mulheres: a arte de conciliar trabalho e família

Conciliar a carreira, vida social e os cuidados com a casa e a família tornou-se um desafio cada vez mais constante no dia a dia da mulher moderna, que precisa se dividir entre a identidade de mãe, esposa, executiva e diva. Com máxima influência na composição da renda familiar, essa nova mulher nem sempre pode dar-se ao luxo de ver-se como prioridade.

“O conceito da mulher moderna está diretamente vinculado à convenção de multifuncionalidade. São sempre muitas obrigações e a expectativa de desempenhar tudo no ‘melhor de si’. Afinal, como deixar de dar ao filho, ao marido, aos amigos e ao chefe o que tem de melhor?”.

Nesse ritmo frenético, em meio à pluralidade das demandas, a mulher tem cada vez mais recorrido a recursos que a ajude a manter-se inteira diante de seus múltiplos papéis. Coaching, mentoring, counseling, grupos profissionais de apoio, meditação e terapias diversas, atualmente, compõem a agenda estendida dessa mulher com o propósito de ajudá-la a manter sob controle as multitarefas.

A base para que a combinação desses diversos papéis tenha um resultado satisfatório é um planejamento bem feito da agenda de compromissos. É crucial aprender a planejar e priorizar com antecedência os compromissos para que nenhum dos segmentos seja prejudicado.

Sem conciliar carreira e vida as coisas acabam acontecendo ao acaso, sem uma avaliação consciente do real custo/benefício das demandas. Se contar com pessoas próximas é uma possibilidade, vale incluir essa opção como uma ajuda extra. Quem pode valer-se desse recurso sabe bem como é valioso.

Essa nova profissional não quer mais o título de heroína que a impõe a obrigação de suster nos ombros uma sobrecarga desleal. Essa mulher na sua condição integral quer crescer e conquistar novos espaços, mas sem jamais perder-se de vista ou negligenciar as facetas que somam a sua personalidade feminina.

Waleska Farias

Waleska Farias
Consultora de carreira e imagem


TREINAMENTOS RELACIONADOS


QUAL A SUA
NECESSIDADE?