Para uma avaliação de desempenho eficiente

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para a gestão de pessoas. Mas para que o processo seja eficiente, é necessário que avaliado e avaliador observem alguns aspectos.

De acordo com a coach e consultora em gestão de carreira e imagem Waleska Farias, para que o processo de avaliação de desempenho seja consistente é prioritário saber avaliar a si mesmo e ter consciência dos seus pontos fortes e do que deve ser melhorado. Quando um gestor não consegue fazer uma avaliação justa de seu próprio desempenho, certamente, terá dificuldade de visualizar no outro seu potencial de melhoria e as demandas para seu desenvolvimento. “O que não conseguimos enxergar em nós próprios, atribuímos ao outro como deficiência. Compreender nossas potencialidades e fragilidades, nos ajuda a compreender melhor as pessoas ao nosso entorno”, explica.

Em um processo de avaliação de desempenho o foco é a avaliação do comportamento. Muitos julgam quem está sendo avaliado e acabam por se perder em meio a conflitos pessoais. “É crucial que fique claro o impacto negativo do comportamento, o qual deve ser sempre ilustrado com uma cena ocorrida para que a pessoa que recebe o feedback possa visualizar com clareza o padrão a ser evitado. Contra fato não há argumento”, afirma a consultora.

Para transformar o feedback de uma avaliação de desempenho em melhores resultados, Waleska sugere que o gestor observe quatro pontos fundamentais:

  1. Construir um vínculo (credibilidade) para que a mensagem possa ser compreendida e acolhida.
  2. Ter sempre uma conotação construtiva a despeito do feedback ser corretivo
  3. Sugerir as ações cabíveis para melhoria do ponto a ser otimizado.
  4. Oferecer ajuda e indicar recursos que contribuam para que o objetivo final seja alcançado.
Waleska Farias

Waleska Farias
Consultora de carreira e imagem


TREINAMENTOS RELACIONADOS


QUAL A SUA
NECESSIDADE?