Quando o Assunto é Trabalho: Fale Bem e Aja Melhor Ainda!

Sabemos que: “quem fala de um, fala de todos e que as ações falam mais que mil palavras. ”O fato é que, nos dias de hoje, apenas uma boa qualificação técnica não é mais garantia de uma carreira de sucesso, assim como bons currículos não salvam profissionais de conduta duvidosa.

Cada vez mais, as empresas estão de olho na conduta do profissional. Sem uma boa postura, não há diferencial técnico que transforme o candidato em funcionário ou que o mantenha como empregado. Afinal, não há nada mais nocivo ao ambiente de trabalho do que desordem e falta de educação e ética.

Esse assunto te interessa? Para receber mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

Quando se trata da aquisição de mão de obra, a orientação é que o aspecto comportamental seja o decisor nas contratações. A forma como o profissional se comporta no ambiente de trabalho pode comprometer o clima organizacional e afetar o posicionamento dos que já estão integrados e desempenham bem suas atividades.

Você sabia que os problemas com mau comportamento respondem, hoje, por grande parte das não contratações e demissões nas empresas? A verdade é que os gestores estão preferindo contratar profissionais de boa índole do que de gênios indomáveis.

Para diminuir problemas com contratações erradas, as empresas estão investindo cada vez mais em processos seletivos que possibilitem uma avaliação mais detalhada sobre a conduta dos candidatos. Já se pode adiantar que as piores contratações quase sempre encontram justificativa no caráter do profissional.

Aqueles que estão buscando uma oportunidade de trabalho, é bom saber que os recrutadores estão preparados para avaliar não apenas o currículo, mas, o conjunto completo do candidato. Ou seja, a qualificação, o caráter e a conduta do profissional.

Em tempos de redes sociais, então, o cuidado deve ser redobrado, pois tudo o que o candidato fala ou faz na web pode depor contra ou a seu favor. Fique atento! Você pode ter um bom currículo, sair-se bem na entrevista e ser contratado, mas pode ser demitido por um deslize de conduta ou mesmo um post ou comentário de caráter duvidoso. Afinal, habilidades podem ser desenvolvidas, já o caráter…

Waleska Farias

Waleska Farias
Consultora de carreira e imagem


TREINAMENTOS RELACIONADOS


QUAL A SUA
NECESSIDADE?