Uma mentira pode manchar sua carreira

Nos últimos dias, uma mentira colocou o Yahoo nas manchetes. Scott Thompson, o CEO da empresa, incluiu em seu currículo uma graduação em Ciências da Computação pela Stone Hill College que nunca chegou a fazer. Por conta da afirmação falsa, o Yahoo abriu uma investigação sobre o caso e ainda não decidiu o futuro de Thompson. Mesmo que continue no cargo, as repercussões do erro podem manchar a carreira do executivo.

Em tempos de uso crescente das redes sociais, falsear informações em benefício próprio pode ser um tiro de misericórdia para quem pretende crescer profissionalmente. Segundo pesquisa realizada com 800 responsáveis pela área de recursos humanos nos Estados Unidos, 89% das empresas americanas usam as redes sociais para contratar profissionais e como fonte de informação. Estudo feito pela Robert Half confirma que 63% das empresas brasileiras também consultam perfis de candidatos nas redes sociais.

“Quando o mau uso, mesmo que de um excelente recurso, compromete a ética das relações interpessoais justifica subtraí-lo até que as pessoas compreendam o sentido de ser ético e exerçam o respeito mútuo no entendimento de que enganar os outros para obter privilégios pessoais é desonesto. Seu direito acaba, quando começa o do outro. E se vale a ressalva, a semente plantada direciona a colheita”, lembra a coach e consultora de carrreira e imagem Waleska Farias.

Equívocos como o de Thompson, comprometem a marca pessoal de qualquer profissional. Para a construção de uma imagem pessoal positiva, é necessário um perfeito casamento entre conteúdo e apresentação. Uma marca especial requer uma postura diferenciada para gerar a credibilidade que agrega valor e garante a sustentabilidade da imagem.

O workshop Sua Marca Pessoal: Valores e Imagem no Universo Corporativo, ministrado pela coach e consultora de imagem Waleska Farias, tem o objetivo de promover a construção do seu principal empreendimento: você mesmo! As inscrições para a 9ª edição do workshop, que será realizado no Hotel Praia Ipanema, no Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto, já estão abertas. Para mais informações e pré-inscrição, envie um e-mail para eventos1@grupohel.com. Participe e construa seu diferencial!

Waleska Farias

Waleska Farias
Consultora de carreira e imagem


TREINAMENTOS RELACIONADOS


QUAL A SUA
NECESSIDADE?